SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

BOLSAS COTISTAS NAS UNIVERSIDADES SERÃO REAJUSTADAS E APERFEIÇOADAS NO RIO DE JANEIRO

COMISSÃO DA PGE-RJ VAI PROPOR AUMENTO NO VALOR DAS BOLSAS COTISTAS NAS UNIVERSIDADES
02/01/2018 

O aumento do valor das bolsas para alunos cotistas das Universidades Estaduais do Rio de Janeiro – UERJ, UENF e UEZO – será uma das propostas da Comissão de Elaboração do Anteprojeto de Lei do Sistema de Cotas para Ingresso nas Universidades Estaduais. A comissão foi instituída pelo Procurador-Geral do Estado em exercício, Fernando Barbalho, através da Resolução 4.164, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (02/01).

A vigência da atual legislação sobre cotas, a Lei nº 5.346, de 11 de dezembro de 2008, termina no fim deste ano e, por isso, a Comissão da PGE-RJ vai propor a renovação por mais 10 anos através de um anteprojeto de lei, a ser encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa no primeiro semestre. A Comissão é formada por quatro Procuradores do Estado: Augusto Werneck, Felipe Derbli, Flávio Willeman e Roberta Monnerat Alves.

Segundo o Procurador do Estado Augusto Werneck, a redação do anteprojeto de lei terá aperfeiçoamentos em relação à lei atual, com base no relatório elaborado pela Comissão de Avaliação da Lei de Cotas, criada pela PGE-RJ em julho de 2017 e que contou com a participação de representantes das Universidades estaduais, da Fundação Cecierj, da Educafro, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e da PGE-RJ.

Werneck explicou que a Comissão responsável pelo anteprojeto de lei vai se debruçar sobre três temas que merecem aperfeiçoamento: valor das bolsas, mecanismo para evitar fraudes na autodeclaração e inserção dos cotistas no mercado de trabalho.

A nova lei contemplará uma cota básica para as Universidades, mas elas terão autonomia para ampliar o número de vagas e aumentar o valor da bolsa para incentivar o ingresso de cotistas em cursos onde verificou-se que há mais evasão, em função do seu alto custo, como são os casos de Medicina e Engenharia. O valor das bolsas atualmente é de meio salário mínimo.

Quanto à inserção no mercado de trabalho, a nova lei incentivará o acesso de cotistas a estágios promovidos pelo próprio Estado. Segundo Werneck, o Estado tem atualmente dois mil postos de estágios, mas a legislação não estabelece que 20% dessas vagas devam ser preenchidas por alunos cotistas. Para ele, os demais órgãos devem seguir o exemplo da PGE-RJ, que há 12 anos oferece 20% das vagas de estagiários e residentes jurídicos a alunos cotistas das Universidades estaduais.​

Nossa Opinião
A proposta é importante e justa. É necessário, porém, ter um PAGAMENTO REGULAR dessas BOLSA, e de outras, que são de responsabilidade do estado do Rio de Janeiro. Aumentar o valor e não pagar, não adianta nada.

29 comentários:

  1. Servo, tudo bem?
    Continuando a partir do seu próprio comentário. Não tenho nada contra os cotistas e dou aŭla pra vários deles, mas acho estranho que só agora, depois que a PEC 47 (que dá aŭtonomia às universidades estaduais) ter sido aprovada é que a PGE proponha aŭmentar as bolsas. Ou seja, se essa despesa tiver de sair do caixa das universidades, será mais uma facada nas mesmas, pois inviabilizaria a aŭtonomia (ou obrigaria as instituições a reduzirem o número de cotistas)
    De qualquer forma a medida seria (mais) uma punhaladas nas universidades estaduais.

    ResponderExcluir
  2. Fugindo um pouco, contracheque de 13° de 2017 disponível! Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom dia. SERVO, no final do ano passado, a ALERJ aprovou o parcelamento em 10 vezes do IPVA 2018 para os Servidores do Estado RJ, aposentados e pensionistas. Sei que o Governador vetou e o projeto retornou à ALERJ. Sabe se está valendo? Tenho certeza que é do interesse de todos que acompanham o Blog. Aguardo.

      Excluir
  3. Bom dia. SERVO, no final do ano passado, a ALERJ aprovou o parcelamento em 10 vezes do IPVA 2018 para os Servidores do Estado RJ, aposentados e pensionistas. Sei que o Governador vetou e o projeto retornou à ALERJ. Sabe se está valendo? Tenho certeza que é do interesse de todos que acompanham o Blog. Aguardo.

    Excluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não precisa pagar o IPVA, está bom assim?
      Mas só a partir do dia 10 ou 15 que você pode puxar o Duda 51-5 é o DEPVAT e pronto já pode levar para vistoria.
      Desculpa pois não sou o Servo mas trabalho com isso

      Excluir
    2. Muito obrigado. Já que você trabalha com isso, a PM pode apreender se o IPVA não estiver pago? (Mas vistoriado)

      Excluir
    3. Bom dia Carlos a mesma duvida do Cezar

      Excluir
    4. Nova lei não, está lei está vigorando a parti de outubro de 2017 e este ano vai ser o primeiro desde o começo.
      O documento vem normal só que você não é obrigado a pagar o IPVA para ter o documento anual e fazer a vistoria

      Excluir
    5. Carlos, e em caso de uma blitz?

      Excluir
    6. E querendo tirar dúvidas é só entrar no site do Detran que logo que abrir a página do Detran já aparece essa informação sobre o não pagamento do IPVA e vocês podem ler e depois que lêem pode tirar a dúvida comigo, mas como diz o meu amigo "pão com ovo" lêem primeiro
      Rsrsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
    7. Kkkkk. Amigo, eu já tinha lido só que não fala nada no caso de uma blitz. Minha pergunta continua a mesma. Pode o veículo ser retido? Todos os dias nos deparamos com abusos diversos. PM fazendo blitz sem um oficial, DETRO efetuando blitz em carro particular dentro do município e por aí vai.....

      Excluir
  4. Bom diaaaaaaa servo! Sabe dizer quando esse desgoverno vai pagar o pagamento de novembro e o 13ª terceiro de 2017 ? Obrigado servo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é tbm quero saber das gratificações....não to acreditando que ninguém toma uma atitude sobre isso !

    ResponderExcluir
  6. Teria que fazer uma auditoria nas contas do estado!!
    Digo auditoria SÉRIA.
    Não dá para entender essa matemática desse governador, aonde está a arrecadação desse Estado???
    UMA pergunta que não quer calar.
    Desesperada sem dinheiro.

    ResponderExcluir
  7. Em relação ao IPVA...se não pagar no dia de vencimento , o valor a ser pago depois vai ser o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A vista, dentro do vencimento, tem desconto de 7%. Depois vc pagará, parcelado se preferir, o valor total sem desconto.

      Excluir
    2. O desconto esse ano é de 3% e não 7%. Após o vencimento o valor é majorado

      Excluir
  8. O que significa registro de dívida em cartório? Banco me mandou mensagem informando isso. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  9. O que ninguém discute é que as bolsas dos cotistas são pagas SEM QUALQUER CONTRAPARTIDA do estudante, ou seja, ele não é obrigado a ter um rendimento mínimo nem a realizar o curso num tempo razoável. Há alunos que recebem cotas há 10 anos sem se formar, ou seja, viram "estudantes profissionais", tirando a possibilidade de outros alunos com vontade de estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu (ou pura má-fé). O estudante cotista deve atender a uma série de contrapartidas para continuar no programa. Leia o regulamento antes de repetir bobagens, ok? Ele está disponível em:
      www.caiac.uerj.br/manual20162.pdf

      Excluir
  10. Concordo, dentro da universidade há um bocado de universitários profissionais! Quando estão levando alguma bandeira, ocupam a Universidade, não permitem o acesso, nem dos funcionários!Fazem barricadas e ficam giboiando o dia inteiro!Em todos os episódios, são os mesmos!

    ResponderExcluir
  11. Li o Manual disponível por Fernanda Pita e o que consta é apenas a exigência de não existir trancamento automático for falta na matéria inscrita. Não consta o tempo máximo de permanência para concluir o curso. Não consta nenhuma obrigação colaborativa do aluno para fazer jus. O que consta na apostila e sobre abertura de conta no banco e recebimento do recurso. Também consta que o aluno deve continuar a provar a sua situação primária da concessão da bolsa e comparecer nas entrevistas para renovacão. Ora gente, é o mínimo dos mínimos. Como não consta prazo para termino, pode ser mesmo uns 10 anos, evitando a jubilação. Não existe seriedade em nada no Brasil! É o que eu penso.

    ResponderExcluir
  12. Na UEZO não acontece desta forma. Tem uma extensa documentação e critérios, principalmente relacionados à situação socioeconômica do aluno. Não é tão simples quanto parece. Lá houve ano letivo em 2017 à duras penas. Alunos que dependem da bolsa para ajusda de custo de alimentação e transporte, já que o acesso é complicado (a supervia não está inclusa no riocard) e o local não oferece nenhum tipo de bandejão e nem bolsa alimentação. Na UEZO somente bolsa permanência e é bastante criteriosa. Dê uma olhada no site.

    ResponderExcluir
  13. Pagar 350 reais de bolsa ta difícil qm dira aumento .... paga o meu 350 de outibro novembro e dezembro pezao ladrao

    ResponderExcluir
  14. Os alunos cotistas são lembrados apenas na hora de ir pras ruas, mas no geral ninguém tá nem aí para nós. Querem mais é que nossas bolsas sejam canceladas. Acreditam que estamos desfalcando seus salários. Quero ver ficar numa universidade às traças de 8h às 18h vindo de família pobre e ser ter horário disponível nem mesmo para fazer estágio.

    ResponderExcluir
  15. Foi descoberto vários ingressos coristas falsos. Sinal que não tem nenhum critério ou verificação do declarado! Aluno cotista, ao meu ver, é um aluno comum. Deve cumprir as regras. Antes do cotista, o aluno pobre era alojado nas Universidades, tinha o bandeijao gratuito. Muitos deles ficavam enchendo o saco até serem jubilados, pois pulavam de curso em curso sem se formarem em nada! Isso demorava 10 anos, e a sociedade era quem alimentava estes incompetentes!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog