SIGA O NOSSO BLOG - TRABALHADOR / SERVIDOR / APOSENTADO / PENSIONISTA / EMPREENDEDOR

INFORME PUBLICITÁRIO

INFORME PUBLICITÁRIO
Serviços e Produtos de responsabilidade do anunciante

segunda-feira, 21 de maio de 2018

PROVA DE VIDA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

COMBATE À FRAUDE
O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) está ampliando os convênios com outros estados e municípios para seguir com o pente-fino em aposentadorias e pensões pagas indevidamente. A autarquia vai firmar parceria com Roraima e Pernambuco, elevando o número de entes que ajudam o Rio nesse cruzamento de dados. Atualmente, o órgão já conta com o Distrito Federal, Alagoas, 49 cidades fluminenses, além do INSS.

A auditoria que identifica acúmulos de cargos impedidos por lei é feita pelo Sistema de Cooperação Previdenciária (Sicoprev), criado pelo órgão estadual. E a expansão da integração com outros entes é resultado da apresentação sobre o Sicroprev na reunião, em abril, do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios (Conaprev), afirmou o presidente do Rioprevidência, Reges dos Santos.

Segundo ele, também estão no horizonte o Estado de São Paulo e a capital paulista. "Meu interesse é de fechar (parceria) com todos os estados e municípios (do país) com regime próprio de previdência. O primeiro passo já foi dado no Conaprev", declarou.

Fiscalização intensificada

O Rioprevidência vai intensificar a fiscalização para coibir fraudes e pagamentos que não deveriam ser feitos a segurados que estão em desacordo com a lei.

Para o presidente do Rioprevidência, o trabalho permite a destinação correta dos recursos da previdência. "Com o cruzamento de dados do estado com outros entes, consigo evitar o pagamento indevido de aposentadorias e pensões a quem não tem direito, e garantir que quem realmente tem direito seja pago", disse.

Os casos de irregularidades são os mais diversos. E, em cada um deles, o segurado tem a garantia da ampla defesa, com prazos para responder aos requerimentos e contestar também.

Entre as situações que podem ser identificadas há, por exemplo, de servidores aposentados por invalidez pelo Estado do Rio, mas em atividade em outro município; e de acúmulo de dois cargos na ativa (ressalvadas algumas categorias, como as de profissionais da Educação e Saúde). E nos casos em que há pagamento de pensão de filha maior acumulada com os valores da pensão de viúva o Sicoprev também vai acusar irregularidades.

FAMÍLIA OU CONHECIDOS RECEBEM APOSENTADORIA E PENSÃO DE "MORTOS".

"O inativo ou pensionista morre e isso não é comunicado ao órgão (pagador). 

"Alguém próximo ao falecido continua recebendo ou o dinheiro está parado no banco. Com o atual LEVANTAMENTO, o RIOPREVIDÊNCIA já suspendeu pagamentos indevidos, economizando só em 2018, aproximadamente R$ 2 milhões".

ATENÇÃO ! NÃO COMETA ESSE ERRO !

Em relação às fraudes, atualmente quando o órgão identifica se houve movimentação na conta bancária da pessoa falecida e se alguém recebia no lugar dela, de imediato, o RIOPREVIDÊNCIA solicita a devolução do dinheiro.

Quando se constata que não houve retirada do dinheiro, o Rioprevidência envia ofício à instituição financeira e comunica o titular da conta morreu. E pede também a devolução do dinheiro que foi depositado já durante o óbito.

Nos casos em que alguém próximo ao pensionista ou aposentado falecido sacou o dinheiro (especificamente os valores depositados depois que a pessoa morreu), o órgão também solicita que seja devolvido. Dependendo da situação, a pessoa é levada à delegacia.

Prova de vida em julho


Outra frente para aumentar as ferramentas do estado no combate a fraudes a prova de vida será implementada em breve. Antes, Reges havia dito à Coluna que o procedimento passaria a ser exigido em junho, mas agora ele informou que só em julho terá como iniciar, pois a autarquia ainda está finalizando reuniões e outras medidas necessárias.

A prova de vida ficará sob responsabilidade do banco que administra a folha de pagamentos do estado, que é o Bradesco.

Segundo o presidente do Rioprevidência, o mês em que o inativo ou pensionista estadual deverá fazer o procedimento será o do aniversário com sua documentação. Assim, quem nasceu em outubro, por exemplo, terá que fazer o procedimento neste mesmo mês.


27 comentários:

  1. Eles estão cortando salários na verdade de pensionistas, esposa de funcionario que faleceram e muitas estão vivendo de ajuda dos parentes e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Servo quem fez aniversário mês maio,como deve proceder?
    Obrigada pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA

    por enquanto é só esperar. A PROVA DE VIDA REALIZADA PELO GOVERNO DO ESTADO DO RIO AINDA NÃO COMEÇOU.

    ResponderExcluir
  4. Boa trade servo ,spu pensionista ,do ,edtado filha maior corro o disco de her menu beneficio cortado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde

      Não existe risco de corte de pensão que estejam regulares.

      Excluir
    2. Obrigado servo,desculpe is errors ortograficos e o corretot do meu teclado que esta ruim

      Excluir
  5. Boa tarde Servo li toda a matéria vou aguardar novas notícias e até o momento entendi perfeitamente assunto

    ResponderExcluir
  6. BOA tarde a todos!!
    Essa prova de vida já era PARA ter acontecido há muito tempo .
    Está com um atraso de 15 anos .
    Esse governo PEZAO precisa rever também salários dos apadrinhados que não fazem nada e mama na teta com salários muito além dos concursados.
    Até quando aguentar tudo isso dessa QUADRILHA organizada que TOMOU conta do ESTADO Brasileiro

    ResponderExcluir
  7. Rio previdencia tiram pensão fãs esposa que nunca se separou para dividir com amante só pq fez um filho tudo bem que a criança receba mas a mãe não morou não conviveu n jj

    ResponderExcluir
  8. E os bilhões do Rioprevidência que eles roubaram, vão devolver?
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  9. boa noite servo.
    gostaria de saber se filha de militar perde pensâo quando faz 24 anos ao termino da faculdade.
    já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Vi uma reportagem com data de hoje no Extra Online diz q ALERJ aprecia vetos ao impedimento de parcelamento de salários. Me digam uma coisa: a ALERJ não tinha mantido o veto?!

    ResponderExcluir
  11. Pelo visto eu, que nasci em março, só declararei em março de 2019? Tomara que ainda esteja vivo.

    ResponderExcluir
  12. Servo, Boa noite! Só agora consegui entrar aqui no blog. Como tenho portabilidade Itaú, como tenho que proceder pra fazer essa prova de vida no Bradesco.Fiquei confusa, pois não tenho cartão do Bradesco. Tenho portabilidade desde a época do Cabral. Se puder me orientar fico grata. Um abraço .

    ResponderExcluir
  13. Servo, peço mil desculpas por não estar aqui sempre presente Depois que perdi minha irmã, estou muito deprimida, choro quase todo dia. Depois de tanto sofrimento que temos passado com esse governo, ainda perco ela que sempre foi além de uma irmã uma grande amiga que tbm era professora aí do RJ. Enfim temos que aceitar os desígnios de Deus. Com o tempo tudo passa ou ameniza. Obrigada pelas suas informações. Boa noite!!

    ResponderExcluir
  14. Assisti uma reportagem de um cientista político que fiquei preocupada, se o governo do ESTADO não cortar gastos com altos salários e não passar um pente fino nesses gastos a tendência que VAI sobrar para o servidor público .
    A conta quem vai pagar somos nós.
    Precisamos ficar atentos .

    ResponderExcluir
  15. vou falar para o pezao q não precisa mas antecipar o pagamento o servidor ta satisfeito

    ResponderExcluir
  16. tem gente recebendo pensão do tataravo ai quebra

    ResponderExcluir
  17. Servo bom dia, quando um servidor do estado do rj falece como a viúva deve proceder já que os mesmos residem em outro estado?

    ResponderExcluir
  18. Servo bom dia, quando um servidor do estado do rj falece como a viúva deve proceder já que os mesmos residem em outro estado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou Servo , mas a viúva terá de agendar um atendimento no rio previdência onde mais lhe convier ( cidades do Rio )

      Excluir
  19. Servo minha mãe tem 42 anos ela também vai precisar fazer ?

    ResponderExcluir
  20. Obg.Ana pela resposta. Como é complicado a pessoa morar em outro estado, parece que está em outro país a pessoa mora em Natal rn ter que se deslocar para o R j , podendo ter um jeito de resolver no estado onde reside só burocracia pra dificultar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Camara o inss aceita por procuração , ligue para o 0800 do Rio previdência e se informe

      Excluir
  21. Bom dia. Servo. Tenho uma amiga que está com problemas no Rioprevidencia vc indicaria um advogado que possa ajudá-la? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Servo. Sou aposentado (cadeirante)da PMERJ, resido no Estado do Pará,fiz aniversário 30 de junho. Como faço para comprovar que estou vivo.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: PARA COMENTAR VOCÊ PRECISA TER UM PERFIL ABERTO. Por uma INTERNET de BOM PADRÃO, e para ter seu comentário publicado, seja respeitoso, sem uso de palavras de baixo calão, sem pregação de ódio, discriminação, ofensas ou ilegalidades, na certeza que sua opinião é muito importante. Exerça seu direito de crítica aos perfis públicos de políticos e governantes, sem afirmações que não possam ser comprovadas. Esse é um BLOG privado, que divulga conteúdo de interesse público, ressalvado, portanto, o nosso direito de MODERAÇÃO e de deletar comentários impróprios a nosso critério.

NÃO É PERMITIDO FAZER PROPAGANDA OU OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS SEM AUTORIZAÇÃO DO BLOG. NEM DIVULGAR DADOS PESSOAIS, TELEFONE E ENDEREÇO.

A responsabilidade pelo teor dos comentários é do autor dos mesmos, que poderá ser identificado com ordem judicial pelo IP.

A LeaderCred é uma empresa de CRÉDITO que apoia nosso BLOG. Para fazer empréstimo CONSIGNADO com segurança e o melhor atendimento, Fale com a Léa: 4063-9286.

ACERVO SOU SERVIDOR

Arquivo do blog